DIA DO MÉDICO – 18 DE OUTUBRO

A data de 18 de outubro, escolhida nos países que professam o cristianismo como o “Dia dos Médicos” (e, evidentemente, também “das Médicas”), assim foi considerada por ser o dia consagrado pela Igreja Católica a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e denominado por São Paulo como “Lucas, o amado médico” (4.14), na epístola as colossenses.

Assim, países como Brasil, Portugal, Bélgica, França, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Itália, dentre outros, celebram desde o Século XV a tradição de possuírem São Lucas como o patrono dos médicos.

Trata-se da oportunidade ideal para que todos nós possamos refletir sobre a extrema importância desses profissionais que, diária e incansavelmente, se dedicam à arte de salvar vidas.

Mas “salvar vidas” envolve muito mais do que os profundos conhecimentos adquiridos nas universidades, mais do que todos os investimentos e esforços despendidos para a conclusão do curso de Medicina, mais do que os olhos cansados advindos dos infindáveis plantões médicos poderiam nos levar a imaginar!

São profissionais que, em verdade, todos os dias merecem o reconhecimento, carinho e gratidão de nossa sociedade, pois com maestria e destreza honram para sempre entre os homens o conhecido Juramento de Hipócrates, médico grego (460 a.C.? – 377 a.C.?), considerado o pai da Medicina e autor de frases célebres e dignas de seu profundo respeito pela ética, como: “a boa medicina trata o ser humano e não a doença”.

Recordemos com alegria as inúmeras vezes em que esses profissionais foram o último fio de esperança da humanidade e, não raro, os responsáveis diretos pelo restabelecimento da harmonia complexa que se constitui o corpo humano.

Comemoremos com orgulho essa data que homenageia todos os médicos e médicas, agradecidos pela prestimosa existência desses profissionais que pacientemente protegem e preservam nosso bem mais valioso, porém com tempo determinado: nossas vidas!

Os sinceros agradecimentos, sempre!

Sugestões para presentear com bom gosto seu médico:

http://megariopreto.com.br/Polo

Leia o Juramento de Hipócrates, o Pai da Medicina:

Homenagem ao Dia dos Médicos

Hipócrates: pai da medicina

“Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450