Mega Rio Preto

Estereograma – Você consegue ver um?

Estereograma fez parte da infância daqueles que estavam na década de 80, na época não havia a internet ainda, então os estereogramas vinham reunidos em forma de livros, cada um tinha dezenas de imagens, mas o custo era alto, não era todo mundo que poderia gastar aquele dinheirinho naquele livrinho que perdia a graça dias depois.

Se você tiver alguma dificuldade para ver o estereograma, temos um truque bem legal para fazer funcionar essas imagens! Para saber como ver um estereograma, clique aqui!

Mas, finalmente temos a internet hoje! E com ela podemos não só relembrar esse passado como também compartilhar com quem não estava lá, ou até estava, porém não viu esses livrinhos.

Se você testou e gostou, talvez queira gastar um dinheiro para ter seu próprio RDS (Random Dot Stereogram), é um software específico que cria estas imagens 3D, nós criamos umas imagens (abaixo) para esta matéria usando o programa de computador: 3DMiracle. Um bom programa por sinal!

(clique na imagem para abrir)

A imagem acima tem duas formigas, totalmente em 3D, clique nela para abrir. Consegue ver? Não?!

Tudo bem, não desanime caso não veja, no começo é complicado mesmo.

Mas o que é um estereograma?!

É uma técnica de ilusão de óptica, bem dizer, que reparte uma imagem em duas imagens bidimensionais, estas duas imagens são misturadas com um fundo que serve para nos confundir, daí não vemos mais nada… até… vermos!

Para ver uma imagem em estereograma é preciso de uma técnica muito simples, você precisa “soltar” a visão, como se estivesse vendo pela janela um horizonte lá longe, com isso as imagens “se deslocam”.

Note que nas imagens há repetição de imagens, a técnica requer que você solte a visão e ao perceber que as imagens estão se mexendo basta controlar a visão para que dois desses pontos se unam, formando um só, daí já é possível sentir a imagem saltando da tela em 3D.

Se você não tiver certeza que viu algo, é porque não viu.

Se você conseguiu ver certamente estará tão animado(a) com esse fato que vai estar querendo passar isso para todo mundo, além de querer fazer seus próprios estereogramas, sim, a imagem 3D vista é sensacional! Para passar essa imagem para outras pessoas basta usar abaixo o campo “enviar por e-mail”, é fácil e rápido.

Dá até para acreditar que podemos “pegar” essas imagens!! Ou passar a mão por trás da imagem. É realmente muito legal!!

Veja essa imagem, são 06 golfinhos se divertindo:

(clique na imagem para abrir)

Hum… tá difícil?? Tente ver esse coração, é bem mais simples:

(clique na imagem para abrir)

Ou este (veja na própria imagem):

Se tudo estiver bem, então aproveite e veja esta imagem de silueta de nu (mulher):

(clique na imagem para abrir)

Se você tiver alguma dificuldade para ver o estereograma, temos um truque bem legal para fazer funcionar essas imagens! Para saber como ver um estereograma, clique aqui!

Abraços da equipe Mega Rio Preto!!

Ah, a mesma técnica pode ser utilizada para a tecnologia 3D em vídeo!

Basta que o vídeo seja 3D lado a lado (SBS – side-by-side). Veja: