Giro pela Cidade

Patrícia Baroni - www.patriciabaroni.com.br

Esta matéria pertence a Revista 2009, quadro “Giro pela Cidade” – Patrícia Baroni.

Patrícia Baroni – www.patriciabaroni.com.br

São José do Rio Preto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundada em 19 de março de 1852, está a uma altitude de 489 metros. Sua população estimada em 2007 é de 424.114 habitantes. Próspera cidade do noroeste do estado, com economia baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura.

A partir de 1840, mineiros fixaram-se no Sertão Paulista e deram início à exploração agrícola e à criação de gado. A cidade foi fundada em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro, que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela.

O distrito foi criado em 1855 e em 19 de julho de 1894 foi desmembrado de Jaboticabal e elevado à condição de município. Possuía um enorme território, sendo suas divisas o Rio Grande, Rio Tietê e Rio Paraná, área depois desmembrada em novos municípios. São José é o padroeiro e o Rio Preto corta o município.

A partir de sua origem (1852), a Vila foi se desenvolvendo vagarosamente, e só após cerca de quase meio século, passou a centralizar a vida político-administrativa do extenso município. Rio Preto era servido por caminhos, por trilhas por onde circulavam com grandes dificuldades, carroças, carros de bois, tropas, que se transformaram em estradas de rodagem e caminhos de ferro.

Era uma cidadezinha sem movimento e os poucos moradores que a habitava, viviam indolentemente abandonados a si próprios, sem ambições, sem anseios, sem conforto, sem higiene, sem coisa alguma.

Muito embora, por sua posição geográfica, sempre tenha sido polarizadora da região, a urbanização do povoado foi lenta, dependendo exclusivamente dos meios de transporte e da comunicação de que era servida.

Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro a cidadezinha pacata, sem atividades e sem encantos, desaparece. Surge o grande centro, onde a população se agita, buliçosa, produtiva.

Com a inauguração dos trilhos da estrada de ferro, Rio Preto assume a função de metrópole, administrativa, econômica e política, o que lhe conferiu uma autonomia considerável.

Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, a cidade assume o seu destino de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido Sertão de Avanhandava e de irradiação de materiais vindos da capital.

Possui uma área de 434,10 km²( Sendo 83,46 km² de área urbana e 352,41 km² de área rural) e faz divisa com os municípios de Ipiguá e Onda Verde ao norte, Bady Bassit e Cedral ao sul, Guapiaçu a leste e Mirassol a oeste.

Dista 450km da capital do estado, São Paulo pela Rodovia Washington Luís (SP-310) e 700km de Brasília, capital federal, pela Rodovia Transbrasiliana (BR-153). A Região Administrativa de São José do Rio Preto possuía cerca de 1.386.453 de habitantes em 2004.

Em 2008 ,fizemos alguns giros na nossa cidade entre eles, nas Av.Nossa Senhora da Paz, Potirendaba, Danilo Galeazi, Alberto Andaló, Baddy Bassit, Mercado Municipal, Mirassolândia, do Estudantes, Constituição, e Ruas Silva Jardim, Bernardino de Campos, General Glicério, Coronel Espínola Castro entre outras e este ano de 2009 o Giro continua no Programa e agora na revista também!!

Fiquem ligados.

Patrícia Baroni – www.patriciabaroni.com.br

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450