ABANDONO DE ANIMAIS E PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS

Portal Mega Rio Preto

Vem crescendo em Rio Preto o abandono de animais. Esse tipo de atitude traz sérias consequências para a cidade e o meio ambiente. Uma delas é a disseminação de doenças, entre os animais, como a tosse dos canis, erliquiose, parvovirose, cinomose, pneumonia, rinotraqueite, e os humanos; como a raiva e o perigo mais recente que queremos evitar que se propague em Rio Preto: a Leishmaniose.

O IBILCE, campus da Universidade Estadual Paulista – Unesp tem sido, ao longo da história de Rio Preto, utilizado por uma parcela irresponsável da população como um dos principais pontos de abandono de animais, seguido pelo Bosque e Represa municipal.

Esses locais são completamente impróprios para a permanência de animais domésticos, pois, como o nome sugere, animais domésticos são aqueles que precisam de cuidados de um lar para sobreviver. Abandonados nessas grandes áreas como IBILCE, Bosque e Represa, os animais, na disputa por território ou fêmeas no cio se envolvem em brigas, causando ferimentos sérios e até mesmo a morte, além disso, existem também constantes atropelamentos. Também procriam descontroladamente (em bueiros, telhados, mato, etc..), e como resultado disso essas crias tornam-se extremamente ariscas, ficando quase impossível qualquer tipo de aproximação, ou quando mansos, acabam sendo vítimas de terríveis maus tratos, dificultando extremamente o trabalho que as ONGs de proteção animal de Rio Preto estão implantando na cidade.

Necessário se faz que as autoridades competentes assumam seu papel nessa luta, pois a elas compete a implantação imediata de programas de esterilização e educação em massa (conforme estabelece a Lei nº 12.916 de 16 de abril de 2008 aprovada pelo Governador José Serra), em apoio e complemento às atividades exercidas pelas Ongs de proteção. Somente o Poder Público dispõe de meios eficazes para fiscalizar e punir os atos de abandono e crueldade. É imprescindível que os Órgãos Municipais estabeleçam urgentemente políticas sérias nesse sentido, pois se trata também de questão de saúde pública.

Portal Mega Rio Preto

Também é necessário que CADA CIDADÃO FAÇA A SUA PARTE. Os animais domésticos, principalmente filhotes, necessitam de cuidados de alimentação, higiene e vacinação. Se presenciar um abandono, denuncie na delegacia mais próxima: ABANDONAR ANIMAIS, ALÉM DE SER CRIME (Lei Federal 9.605/98), CONTRIBUI MUITO PARA A DISSEMINAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS.

Lembrem-se: Não existem bons lugares para se abandonar um animal, além de ser considerado crime, animais abandonados, onde quer que seja, são potenciais vitimas de doenças, atropelamentos e maus tratos.

NÃO CARREGUE ESSE PESO NA SUA CONSCIÊNCIA!

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450