Aniversário de São José do Rio Preto

Portal Mega Rio Preto

São José do Rio Preto possui uma área de 434,10 km² a 450 km da capital do Estado, localizado a uma altitude de 489 metros com população (estimada em 2009) de 419.632 habitantes.

É considerada a décima maior cidade do Estado de São Paulo, sendo a maior cidade do noroeste paulista, com economia baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura.

No ano de 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José para que o patrimônio desse origem a uma cidade. O município foi, então, fundado em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro (considerado o fundador da cidade), que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela.

Daí a origem do nome do município que vem da junção do padroeiro da cidade, São José e do rio que corta o município, o Rio Preto.

Portal Mega Rio Preto

Uma cidade costumeiramente quente e com céu azul na maior parte do ano com clima tropical de altitude, apresenta inverno seco e ameno (temperatura média do mês mais frio superior a 18°C).

Rio Preto é considerado hoje um dos melhores municípios do país para se fazer negócios e também a segunda cidade mais desenvolvida do Brasil (Índice FIRJAN/2009).

É o 10º município mais rico do Estado e o 3ª em qualidade de vida com o 2° lugar em longevidade e 3° em escolaridade, com uma taxa de alfabetização entre adultos de 95%.

Portal Mega Rio Preto

São José do Rio Preto tem características de cidade universitária. No ensino público destaca-se o campus da Unesp (imagem acima), mais especificamente o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e a Faculdade de Tecnologia (FATEC), além da rede de ensino particular que cria uma competição positiva entre as instituições, gerando preços atrativos e oferecendo qualidade nos cursos oferecidos.

Portal Mega Rio Preto

A vida noturna em Rio Preto agrada a todos os gostos e idades possuindo bons restaurantes para quem gosta de apreciar uma boa culinária e diversos tipos de baladas para o público mais jovem.

Diversas atrações, eventos e opções de lazer que agrada moradores e também quem nos visita.

Portal Mega Rio Preto

Rio Preto é ainda uma cidade jovem que já conquista vários créditos, mas como toda cidade em crescimento também é vítima de muitos problemas e enfrenta vários desafios.

Mas se cada um de nós exercermos o nosso papel de bom cidadão e amparados por uma boa administração já é meio caminho andado para continuarmos sendo uma cidade bonita, acolhedora, em constante crescimento e pronta para vencer qualquer desafio.

Parabéns Rio Preto!!

São os votos da Equipe Mega Rio Preto.

12 Responses to Aniversário de São José do Rio Preto

  1. rosangela silva disse:

    gente eu moro em sao jose do rio preto e eu tenho muito orgulho de morar aqui nesta linda cidade parabens cidade maravilhosa…..

  2. PAULO disse:

    ADORO RIO PRETO. SOU NASCIDO EM MACAUBAL MAS, HÁ 2 NOS RESIDO DURANTE A SEMANA E SOMENTE AOS FINAIS DE SEMANA VOU PARA MINHA TERRA NATAL. ESSA CIDADE É ENCANTADORA, TUDO NELA É POSSÍVEL. SOU ETERNAMENTE APAIXONADO POR ESSA TERRA SAGRADA, AQUI CONSEGUI OS MEUS MAIORES OBJETIVOS PROFISSIONAIS, AMO. EU AMO, MUITO TUDO ISSO.

    PARABÉNS RIO PRETO, POR SEUS 160 ANOS.
    ADORO.

  3. karina disse:

    queria saber onde sera a esquadria da fumaça?

  4. Alessandro disse:

    O que dizer de São José do Rio Preto! Terra de oportunidades, gente bonita, localização privilegiada. Uma Cidade com infra estrutura, urbanizada. Certo que temos muito a melhorar ainda, mas de qualquer forma, esta Cidade é linda…
    Parabéns Sao José do Rio Preto. Te amo…

  5. nathalia gonfinete disse:

    adoooooooro rio preto parabens mesmo á nossa cidade , e à voces que fizeram esta tao linda homenagem , ela me ajudou muito a fazer o meu trabalho da escola sobre o aniversario da cidade …. obrigada beijao

  6. ANA PAULA DA SILVA disse:

    RIO PRETO É O LUGAR QUE EU MAIS AMO NO MUNDO..É A CIDADE QUE DEU MEU AMOR, É ONDE EU PASSEI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA..É A CIDADE MAIS BONITA, MAIS ACOLHEDORA MAIS TUDO DE BOM DESSE MUNDO…PARABÉNS RIO PRETO….AMO RIO PRETOO

  7. angelita disse:

    Eu adoro rio preto, moro aqui é uma cidade muito grande e passeio todos os dias. Adoro Rio Preto!

  8. Luiz disse:

    Adoro Rio Preto! Mas hoje me surgiu uma dúvida…porque a cidade comemora seu aniversário hoje(08/12), se foi fundada em 19 de março, dia de São José? Não seria esta a data para se comemorar?

    Obrigado, Luiz.

    • admin disse:

      Oi, Luiz! O aniversário de Rio Preto é dia 19 de março!

      É feriado no dia 08 de dezembro em Rio Preto, também! Porém, comemora-se o “Dia da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição”.

      Até mais!

    • isabela ferreira rezende disse:

      gente eu moro em são josé do rio preto e eu tenho muito orgulho de morar aqui nesta linda cidade

      parabéns cidade maravilhosa

  9. Renata disse:

    Adoro São José do Rio Preto! Moro em Monte Aprazível, (que é pertinho), mas é em “Rio Preto” que vou toda semana pra passear, fazer compras e me divertir com minha família!!! É sem dúvidas a melhor cidade do interior! E olha que conheço muitaaassss pelas viajens que já fiz a passeio! Daqui não saiu e daqui ninguém me tira!!! =D

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450