Ecoturismo em Rio Preto e Região

" A única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito; A única eterna, digna, valiosa: O respeito pela vida" Cecília Meireles

Em pleno século XXI, já percebemos, no cotidiano a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, equidade, diversidade, sustentabilidade e… beleza. Este é o desafio da Educação Ambiental na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, ao "ressignificar" o cuidado com a diversidade da vida como valor ético e político, fugindo da equação simplista ambiente = natureza.

A natureza vem sendo explorada por nossa sociedade como se fosse um recurso inesgotável, vista de forma fragmentada, egoísta, sem qualquer preocupação e sem o respeito com o equilíbrio ecológico e a sua capacidade de suportar os impactos sobre ela, resultando nos graves problemas ambientais da atualidade.

Para educar precisamos aprender, é por isso que professores hoje são treinados para retransmitir dentro e fora da sala de aula conhecimentos sobre o meio ambiente visando construir desde cedo nas crianças e jovens a visão de que o homem faz parte da natureza e não é dono dela.

E além do dia a dia nas escolas, uma das melhores formas de ensinar e aprender é dinamicamente, na prática, de forma prazerosa e ao mesmo tempo didática.

O Ecoturismo tem importante papel na educação ambiental e hoje deve-se fazer parte da programação das escolas públicas e privadas.

Em Rio Preto, o Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda vem sendo um excelente opção para as escolas da cidade aliando a preservação do meio ambiente ao lazer criativo e cultural das crianças rio pretenses.

O Parque possui uma área de 71,7 mil m2 e uma estrutura que conta conta com portaria, lanchonetes, quiosques, biblioteca com foco na educação ambiental, monitores, trilha de caminhada com uma grande variedade de árvores e plantas brasileiras identificadas com espécies, nomes e características, além é claro, de muitos brinquedos como escorregador, balanços, tirolesa, túnel, redes para escaladas etc. Os brinquedos estão divididos em 5 espaços tendo como objetivo estimular a atividade motora e mental das crianças.

O Parque Ecológico possui a enorme vantagem de estar dentro da cidade  e bem localizado entre os bairros Vivendas, São Francisco e Cidade Nova não havendo necessidade de longas viagens ou mesmo percursos em  rodovia onde muitos pais ficam preocupados com a segurança dos seus filhos.

O Parque Ecológico recebe diariamente alunos de escolas das redes municipais, estadual e particular de ensino de Rio Preto e toda a região sendo apenas necessário fazer o devido agendamento do passeio.

O Parque funciona de terça à sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 18 horas. 

Endereço: Av: Benedito Rodrigues Lisboa, nº 1300 e o telefone é 17 3216-2868

Instituição Responsável – Secretaria de Esportes e Lazer

Fonte de pesquisa – http://portal.mec.gov.br/

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450