Climatizador de ar – como funciona – saiba tudo sobre

:: Saiba tudo sobre a eficácia de um climatizador de ar ::




Testamos por todo um verão a eficácia dos climatizadores e agora compartilhamos a experiência para apagar alguns mitos e lendas, além de esclarecer dúvidas de muitos consumidores sobre esse produto.

Esclarecemos que o produto utilizado e que reflete na opinião abaixo é um Climatizador Mallory – Clima Tec, igual ao banner acima.

Ele funciona? Sim, e muito!

E refresca mesmo? Sim, dá uma boa diferença no ambiente. Mas muita atenção em um detalhe altamente importante: não é ar-condicionado, nem um umidificador.

Muita gente acredita que ele faz a temperatura cair, isso é mito! Nem lança “fumacinha úmida” como os umidificadores, isso é lenda!

Quando falamos “refrescar” devemos entender que ele dá uma sensação de alívio bem significativa. Vamos explicar direito:

Ao ligar o aparelho já é possível sentir um frescor, como um ventilador. Porém, a umidade trazida por ele melhora a sensação ainda mais. Se colocar gelo no climatizador o vento vem mais úmido e mais fresco que de um ventilador normal.

Nos dias mais quentes o ventilador lança o ar “quente” e a sensação de calor permanece sem qualquer alívio.

Isso não ocorre nos climatizadores, pois a água e o gelo quebra o excesso de calor e o seu vento é mais brando. Porém, é muito diferente de um ar-condicionado! Já ouvimos muita gente dizer ou perguntar se ele realmente “esfria” o ambiente. Não, ele não faz isso.

Tecnicamente o que ocorre é muito simples, usamos um termômetro com um medidor de umidade. Após 15 minutos de funcionamento a temperatura ambiente era exatamente a mesma, mas a umidade havia subido de 30% para 55%.

É realmente uma sensação muito boa!

Para quem tem sangramento no nariz nos dias mais secos… é altamente recomendável, pois o resultado é mesmo positivo.

Com o aumento de umidade e o gelo agindo junto a sensação térmica é ótima. Para exemplificar, sabe aquela noite fria que o termômetro marca 15ºc e o vento faz você achar que está -5ºc? Então, é isso! O climatizador não derruba a temperatura, mas a sensação térmica transmite uma sensação como se fosse realmente mais fresco!

Além disso ele possui um filtro que limpa o ar e mantém toda a poeira em seu reservatório que deve ser limpado sempre. É limpando o reservatório que você entende sua eficácia! É normal ficar uma camada bem escura de um pó bem fino em seu reservatório. Isso mostra que todo o pó e poluição que um ventilador normal lança em você não ocorre com o climatizador.

Isso é ponto positivo para quem sofre dos males do ar seco e suas conseqüências, como rinite, alergias e outras.

:: Principais Pontos Positivos ::

1. Alívio térmico;

2. Aumenta o percentual de umidade no ambiente;

3. Filtra o ar evitando problemas respiratórios.

:: Cautelas Muito Importantes ::

Atenção: o reservatório de água dos climatizadores podem chegar a 10 litros de água, porém são facilmente “acessíveis por pernilongos” e é MUITO fácil virar criadouro!

Recomendamos que o reservatório seja esgotado a cada 3 dias. Deve ficar vazio algumas horas para a água secar totalmente e eliminar possíveis larvas de pernilongos (inclusive dos transmissores da Dengue). Se preferir pode abrir a parte traseira do aparelho e fazer a limpeza completa.

Além disso, por óbvio que a limpeza do produto deve ser levada em consideração, pois seu reservatório acumula sujeira do ar.

Ainda, o filtro externo deve ser lavado até mesmo para manter uma boa entrada de ar e garantir maior ventilação ambiente.

O filtro interno também deve ser lavado de tempos em tempos para garantir melhor performance.

:: Assistência Técnica ::

A Assistência Técnica deve ser levada em consideração, pois é normal um aparelho precisar de ajustes, consertos ou revisão periódica.

Na cidade de São José do Rio Preto, SP, local deste nosso portal informativo Mega Rio Preto, tivemos um problema bem sério: não achamos assistência para os aparelhos Mallory.

Um dos nossos climatizadores simplesmente parou de funcionar e ninguém queria sequer pegar o serviço.

O que fazer?

Entramos em contato com o fabricante pelo site www.mallory.com.br e tivemos resposta imediata. Apesar de não haver assistência local a Mallory agiu prontamente e resolveu o problema em poucos dias.

Logo, não há o que se preocupar, qualquer problema poderá ser sanado com um pouco de boa vontade junto ao fabricante. Afinal, ter um climatizador desses compensa!

Ainda, a Mallory ficou preocupada com a situação da assistência local e prometeu resolver isso o mais breve possível e assim que houver assistências prontas para receberem esses produtos para manutenção nós traremos a notícia para cá, nesta matéria informativa!

104 Responses to Climatizador de ar – como funciona – saiba tudo sobre

  1. Cezar Campos disse:

    Muito boa a matéria. Adquiri um Consul Bem Estar e atesto a qualidade e funcionalidade do climatizador. O esclarecimento sobre diferença entre sensação térmica e temperatura é fundamental. Moro na Região dos lagos (RJ) e o calor na região é intenso, porém ele ajuda bastante. Recomendo a quem (como meu filho) possui rinite alérgica.

  2. Juliano disse:

    Ótima matéria sobre o assunto, comprei um esses dias e entrei aqui para tirar algumas dúvidas, mas estou super satisfeito, muito melhor que um ventilador e muito mais econômico que um ar condicionado, inclusive, eu tenho problemas respiratórios, desde que comprei, nunca mais sofri com a sensação de ar seco.

    • admin disse:

      Juliano, vc colocou em 2 linhas o resumo da matéria toda! É para isso mesmo que serve o climatizador! Obrigado por nos compartilhar sua experiência.

  3. Simone Cunha. disse:

    OI, Administrador, é muito boa sua explicaçaõ sobre climatizador de ar. Eu tenho o consul bem estar frio, e adoro o produto, visto q moro no RJ, onde a umidade do ar é alta, mas o climatizador, funciona muito bem, eu sinto os calorões da menopausa e para dormi a noite é excelente, nem precisa de gelo na água, e noto q a água quando desligo pela manhã, ponho a mão no reservatório, está gelada, porque fica gelada? e também de dia por volta das duas horas da tarde, minha sala é muiiiiito quente, e o climatizador, funciona muito bem com o ambiente fechado, porque se abro a janela entra o bafo quente do quintal.Agora posso ver o cravo e rosa, tranquilamente, sem o calorão q o antigo ventilador jogava. Bjs e feliz ano novo!!!

    • admin disse:

      Oi, Simone, obrigado por deixar sua experiência e dar sua opinião a todos nós!

      A água fica gelada no reservatório porque o vento canalizado entre o filtro, manta e duto acaba retirando qualquer energia térmica contida na água, deixando fresca.

      E a sujeira no reservatório, como fica?

      É de impressionar como uma sala limpa pode ter tanta fuligem em suspensão!

  4. Regina disse:

    To vendo todo mundo comentar sobre climatizador resolvi postar minha opinião eu também e tinha bastante duvida quanto aos climatizadores tem gente que fala bem outros falam mal enfim eu ai resolvi arriscar eu comprei um da arno bem estar esse climatizador me surpreendeu, eu adorei e bem melhor que ventilador pra dormir eu deixo as aletas automáticas paradas fica bem fresquinho o quarto sem contar a funçao umidificar que com esse tempo seco e tudo de bom!! é como ja foi dito nessa materia nao e arno condicionado mas ajuda bem!! Parabéns por essa materia excelente bem esclarecedora.

    • admin disse:

      Obrigado, Regina, por compartilhar conosco a sua opinião e ajudar a quem possa interessar com informações relevantes!

      E obrigado pelos elogios, claro! rsrsrsrsrsr

  5. Cristiano disse:

    Moro a pouco tempo em Bauru e estou com dúvidas se o climatizador será eficiente devido a umidade. Não consegui dados históricos mas acredito que a umidade de lá seja bastante elevada, pois no verão vc sua de ficar parado. Vc disse ser formado em Metereologia, vc tem informações sobre a umidade de Bauru? Saberia dizer se vale a pena investir num climatizador ou ficar no ventilador mesmo? Não pretendo comprar ar condicionado.

    Obrigado e parabéns pelo post.

    • admin disse:

      Bauru é um típica cidade do noroeste paulista, tem temperatura média de 22°c e sofre precipitação de (mm) 1331,0 ao ano, tendo chuva intensificada entre dezembro e fevereiro.

      Assim, entre dezembro e fevereiro… tem alta umidade.

      Fora isso o clima é seco.

  6. Izilda Fraga disse:

    Olá Admin,
    Em primeiro lugar, parabéns pela matéria,bem escrita e esclarecedora. Eu ainda tenho dúvidas…mas é porque não conheço mesmo o produto, só pela internet,bem, em todos os climatizadores pode-se colocar gelo??E as bolsas??O que vc acha melhor para um Rio de Janeiro super quente? Este da Consul citado acima, pode colocar água gelada e gelo? E o que vc testou da Mallory também?Pelo que entendi vc acha melhor o gelo do que as bolsas, mas eles não derretem mais rápido? Desculpe tantas perguntas, mas eu quero comprar um e não me arrepender.E como sou um pouco alérgica a ar condicionado…Desde já, muito obrigada.
    Abçs

    • admin disse:

      Izilda, obrigado pelos elogios!

      Sim, eu prefiro o gelo, pois ele vira água e alimenta o reservatório.

      A bolsa terá menos eficiência, pois passará somente “próximo” ao duto. O gelo quando derrete escoa água gelada que passa pelo próprio ar e não “perto” do duto.

      E o tempo de degelo é muito próximo um do outro. Não me preocuparia com isso.

      Dos que testei o Mallory sim, sem dúvidas, é melhor. A menos que tenha saído outro modelo novo de outra marca e não tenham me enviado para testes ainda.

      Eu uso o Mallory ainda pelo efeito de “limpeza do ar”. E não há dúvidas que seu porte avantajado tem um filtro e uma captação de ar muito maior que os outros.

      Sim, é a minha opinião pessoal e particular. Isso pode variar. Respeito a opinião de todos. Mas se me perguntam o que “eu acho”… eu falo e é isso o que eu coloquei acima! ehehehehhehe

  7. ANA MARIA ANCELMO DA COSTA disse:

    que pena que nao tinha visto estas observações… comprei um climatizador springer….fui á praia…. sem ventilador .. sem ar condicionado .. passagen de ano de 2013/p 2014/ calor de mais 30 graus…… nosssa. que decepção …..

  8. ANA MARIA ANCELMO DA COSTA disse:

    Olá,toda vez que chega o inverno meu filho de 4 anos sofre muito desde bebê, por ter problemas respiratório(bronquite asmática),por causa do clima seco as crises são seguidas,será que o climatizador ajudaria a amenizar o problema umidificando um pouco o ar? A eficácia do produto é a mesma mantendo a porta do quarto aberta ou é preciso mante-la fechada?

    • admin disse:

      Na verdade a proposta do climatizador não é essa, mas sim, acredito que vai ajudar!

      Minha filha de 4 meses também mostra melhores resultados com uma noite com ele.

      Não tanto por “umidificar” o ambiente, mas sim pelo filtro! Ele movimenta o ar do ambiente e eleva a poeira e fuligem, daí as captura no sistema de filtragem.

      É de impressionar como uma “casa limpa” tem tanto pó e fuligem.

      2 Noites com ele ligado e vc vai se impressionar com a quantidade de pó ultra fino que vai aparecer no coletor dele.

      Só vendo para crer! Isso mostra a eficácia dele na filtragem do ambiente.

      A porta pode ficar aberta, sem problemas.

  9. Ricardo Neto disse:

    Olá,

    Muito boa a matéria de vocês. Adorei saber como funciona e a explicação foi show!

    Em outra matéria, li também que alguns realmente diminuem a temperatura(Vendedor que foi intrevistado), mas seria do tipo: 2~3 graus e alguns em bom funcionamento, 4~5!

    Aqui onde eu moro a umidade do ar é extremamente baixa, fica em torno de 25% ~ 35% então creio que que um climatizador com umidificador seria uma melhor opção!

    • admin disse:

      Obrigado, Ricardo!

      Mas veja, não “cai” a temperatura. O que acontece é que a “sensação” térmica indica temperatura menor.

      No termômetro não vai mudar nada.

      E sim, em regiões com menos de 40% ele é uma maravilha!!!

  10. Janaina disse:

    Olá, estava procurando info sobre climatizador, e o site de vcs explicou muito bem mas fiquei com uma dúvida, climatizador ar quente e frio esquenta no frio? moro em São Paulo-SP e sou friorenta, no frio eu sofro pra dormir, e pensei que um desses poderia refrescar no calor e aquecer no frio…obrigada. bjos 😛

    • admin disse:

      Janaina, morei no 11o andar de um prédio na R. Vergueira, em SP, nunca vi corrente de vento tão gelada na vida! eheheheheheheh

      E acho que um aquecedor padrão, daqueles pequenos, resolve melhor.

      Um ventilador com climatização é muito usado e é bem grande. É fatal que pegue pêlo, cabelo, poeira… coisas assim.

      Ao usar por meses… a limpeza completa é bem difícil.

      E se não limpar MUITO bem… o cheiro de queimado que sai da resistência com cabelo, pelo, poeira… é insuportável!

      A minha opinião pessoal é que essas duas coisas (frio/quente) não combinam muito bem.

      Eu os tinha separado e achava muito melhor! É o que vovó dizia: cada macaco no seu galho!

  11. Vanderlei Custódio Aparecida disse:

    Eu comprei um climatizador importado para a loja, e já desliguei o ar condicionado é muito melhor, mais eficaz, e o consumo de energia é menor, a sensação de frescor é maior do que o Ar condicionado; e amanhã vou fazer uma experiência; vou colocar 10 kg de gelo no reservatório de 120 litros de água.

  12. Adriano Fernando Bolina disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se posso colocar uma bolsa de gelo diretamente no reservatório ou teria quer ser somente em formato de gelo mesmo?
    Grato pela atenção e aguardo contato.

    • admin disse:

      Poder até pode, mas a entrada de água é pequena, menos de 1cm, para evitar a entrada de bichos, insetos… coisas assim.

      Para ter acesso ao reservatório para inserir algo maior é preciso tirar a tela traseira, desconectar o rolo e tirá-lo.

      Aí sim terá acesso ao reservatório. Não é muito fácil.

      A menos que queira usar o compartimento superior, que é justamente para o gelo fora da água.

      A vantagem do gelo ali é que ao derreter a água dele cai no reservatório, reaproveitando.

      Mas é bem legal mesmo com uma bolsa ou garrafa com gelo.

  13. simone cunha. disse:

    Oi, ADM. COMPREI UM CLIMATIZADOR DA CONSUL FRIO BEM ESTAR, E ADOREI!!! OLHA Q MORO NO rj,ONDE A UMIDADE É ALTA.COLOCO GELO NA ÁGUA, E É MUITO BOM, A NOITE, NÃO É NECESSÁRIO, JÁ REFRESCA O AR, ESTOU PENSANDO EM COMPRAR MAIS UM, PORQUE O VENTO DE UM VENTILADOR, SOPRA AR QUENTE, E O CLIMAT. NÃO. ESPEREI 2 ANOS PARA COMPRAR, PORQUE TINHA MEDO, AGORA NÃO ME ARREPENDO.OBS; NÃO ESTOU PUXANDO O SACO DA CONSUL, O APARELHO É MUITO BOM!!! BJS A TODOS.

  14. Primeiro gostaria de parabenizar pela ótima matéria, até mesmo pela sua formação e interesse no assunto demonstrando ser realmente um perito no tema.
    Em seu teste o termômetro que também confere a umidade do ar, antes do climatizador marcou 30 e durante o uso marcou 55 de umidade relativa do ar correto? seguindo esta lógica e sabendo que o climatiazdor tem como função básica umedecer e alivar um pouco o ar ou frio, en quantos graus ficou o ambiente sem levar consideração a umidade, este detalhe faltou ser exposto na matéria.

    Atenciosamente e grato,
    Admº Paulo H. da S. Nascimento

    • admin disse:

      Oi, Paulo! Obrigado por sua participação! Respondendo a sua pergunta eu digo que não muda nada em nada a temperatura.

      Como está na matéria a alteração de temperatura é puro mito!

      O que muda é a “sensação” térmica em virtude do ar úmido, fresco e o vento vindo das pás giratórias do aparelho.

      Mas a temperatura não muda absolutamente nada.

  15. Wladimr disse:

    Existe algum modelo que possa ser fixado na parede ?

  16. Yuri D. disse:

    Boa tarde, moro ao lado da praia, então no caso a umidade aqui é bem elevada, porém sinto que o ar é meio sujo, como diz a matéria esse climatizador iria filtrar esse ar, a limpeza do filtro é fácil de ser realizada? Se eu direcionar o ar direto para mim diminuiria um pouco minha sensação térmica como um ventilador faz? No caso, se eu botar ele a uma distância de uns 3 metros de mim e considerando a velocidade do vento que o climatizador produz, chegaria vento até mim? E ultima pergunta, oque é essa função ionizadora de alguns climatizadores? Grato !

    • admin disse:

      Olá, Yuri! É isso, o seu raciocínio está correto e venho apenas ratificar, para que suas dúvidas sejam tranquilizadas.

      Na praia o efeito “umidade” do climatizador é praticamente anulado. Não vai mesmo te ajudar em nada. Mas como vc bem entendeu ele vai ajudar a limpar o ar! Ah, isso vai!

      Tem sim que colocar a água para que a limpeza seja correta. A razão é simples, o tecido que rola como climatizador estando molhado vai “grudar” a sujeira, poeira e até a poluição (em pó) nele.

      Ao rolar pela água, no reservatório, a sujeira se desprende e armazena no fundo.

      A limpeza do filtro externo é super fácil, em 1 minuto está limpo.

      Para limpar o reservatório interno vc precisa esgotar o reservatório, se tiver alguma água ainda, tirar o filtro externo, depois remover o sistema giratório do tecido. É mais chato fazer isso, mas não precisa ser sempre. Vc poderá ficar até 2 ou 3 meses sem ter que mexer nisso. Ou até mais!

      Mesmo com esse trabalhinho chato… ainda vale a pena.

      Na primeira limpeza que vc fizer… só de olhar a sujeira que fica no fundo… bem… vc não ia querer aquilo tudo indo na sua cara, como aconteceria com um ventilador normal.

      Sim, ele é um ventilador e por isso, mesma a 3 metros de vc, vai lançar um vento agradável.

      Função ionizadora… olha… sou cético. Não acredito em Papai-Noel.

      Essa função tem em secador de cabelo e mais em um monte de outras coisas e, na minha opinião, é uma besteira gigante.

      Tem mais raios solares caindo sobre a terra do que um sisteminha desses poderá produzir! eheheheheheheheh

      Eu não me importaria com isso!

  17. jose ribamar disse:

    ola eu queria saber a diferença do climatizador q vem com as bolsas d gelo e as q vem sem a bolsas. qual a melhor marca consul espringer ou eletrolux.

    • admin disse:

      Os que vem com as bolsas gelam a água. Os modelos que usam o gelo fora da água resfriam o ar, o que é MUITO mais eficiente. Além do que, se quer refrigerar a água, use água gelada no reservatório, e gelo na parte separada. O que é muito mais lógico. O modelo Mallory foi testado e aprovado. Os demais modelos não testamos porque seus fabricantes não tiveram interesse em nos enviar um aparelho para teste. Caso enviem editaremos a matéria.

  18. Bruno disse:

    Gostei muito da matéria tirou todas as minhas dúvidas.
    Obrigado!

  19. Bruno disse:

    Adorei a matéria tirou todas as minhas dúvidas.
    Obrigado!

  20. NEIDE DE ALMEIDA MALTA disse:

    comprei um climatisador Mallory e estou muito satisfeita.Gostaria de saber se posso usar um pouco de cloro na água para evitar formar um criadoro? quando limpo, vejo algumas larvas, mas ja mortas. por favor me orientem. Atenciosamente Neide

    • admin disse:

      Neide, boa pergunta! Realmente, ali é um ótimo lugar para criadouros, tanto que colocamos isso na matéria! Bem, o sistema funciona com tecido na rolagem, ali tem anti-fungo e anti-bactéria.

      O cloro certamente vai danificar esse produto dificílimo de ser encontrado no mercado e para substituí-lo… bem… esquece isso!

      A melhor coisa a ser feita é abrir o compartimento traseiro para esgotar a água, faça isso a cada 2 ou 3 dias e não terá problema algum!

      Eu costumo dizer que é excelente! Pois o pernilongo desova ali e eu mato tudo!! eheheheheh

      Se o pernilongo desovar no vizinho… não sei se ele será tão eficiente na matança! eheheheheh

  21. diego disse:

    comprei um climatixador que veio com 2 garrafinhas quadradas com liquido dentro. como faço pra utilizar…..
    ???? jogo o liquido no reservatorio???? to na duvida

    • admin disse:

      Diego, por favor, não faça isso! eheheheheh

      Esse líquido é o gel.

      Vc deve colocar as garrafas no freezer até congelar. Aí coloque a garrafa no reservatório para esfriar a água.

      Vc pode colocar a garrafa no freezer e reservatório qtas vezes quiser.

      O Gel é muito mais eficiente que o próprio gelo.

      E tem o mesmo efeito que as canecas de chopp com o gel refrigerado, sabe, aquelas que vão no freezes, congelam o gel e mantém o chopp gelado por muito mais tempo.

  22. Pedro disse:

    Posso colocar gelo no reservatório de água,tenho um climatizador o Consul bem estar,mai não está melhorando o calor de jeito nenhum? obg.

    • admin disse:

      Sim, pode! O efeito será o que está descrito na matéria. Ajuda a climatizar, mas o milagre do “gelo” não transforma o equipamento em um ar-condicionado.

  23. Edson Manoel disse:

    Gostaria de saber se o climatizador produz o mesmo efeito em casas cobertas de telha canal.
    A vossa matéria foi muito esclarecedora para mim.

  24. Patrícia disse:

    Olá,toda vez que chega o inverno meu filho de 4 anos sofre muito desde bebê, por ter problemas respiratório(bronquite asmática),por causa do clima seco as crises são seguidas,será que o climatizador ajudaria a amenizar o problema umidificando um pouco o ar? A eficácia do produto é a mesma mantendo a porta do quarto aberta ou é preciso mante-la fechada?

    • admin disse:

      Patrícia, a matéria é sobre um climatizador e não umidificador.

      E se você fizer uso dele no inverno certamente ficará mais frio com o vento do ventilador, embora vai sim umidecer o ambiente e limpar o ar com o filtro.

  25. rosana disse:

    sou prof de ed inf., tenho uma sala de 4x3m,, 1 porta que da pra um corredor interno, janelas pequenas que nao ventilam e dao pra uma area externa com telha de amianto, pra completar tenho 28 crianças dentro deste forno. como a escola é municipal, nao tem verba para ar condicionado, mudar telhado, com uma rede eletrica que nao aguenta o ar condicionado. o climatizador resolveria? teria que colacar qto de gelo pra durar 6 hs? pf me ajude, pois terie que comprar do meu infimo salario o aparelho correto. agradeço desde ja.

    • admin disse:

      Olha, Rosana… não tenho boas notícias.

      Como se vê da matéria o climatizador é um aparelho caseiro, algo para se usar em casa, com a família… sabe?

      Tudo bem, ele será MUITO melhor do que nada, óbvio, mas não posso dizer que “resolveria” o seu problema.

      Fazer alguma diferença positiva, elevar a umidade, sim, isso sim!

      Mas não espere efeito de ar-condicionado, pois como está MUITO BEM DESCRITO na matéria ele é “ventilador” e não tem nada de “refrigerador”.

      Se você comprar, faça um novo contato aqui para dizer para nós como foi a sua experiência!

  26. Waleria Gomes disse:

    Olá, parabéns pela matéria! me tirou várias duvidas.
    Tenho uma pergunta. Em tempos de chuva, que o clima já está úmido, o climatizador pode ser usado somente como ventilador, sem precisar colocar água?

    • admin disse:

      Sim, Tranquilamente!

      Tem o botão “climatizar”, se vc quiser, clique e ele funcionará o rolo com a água.

      Desclicou o botão… é só um ventilador comum!

  27. Gilberto Cunha disse:

    Ótimas explicações. Se antes eu estava em dúvidas em comprar um Climatizador agora estou totalmente seguro que esse aparelho será de grande utilidade para minha família. Que bom poder contar com pessoas comprometidas em apenas prestar um serviço.

  28. NAHIM disse:

    Parabéns pelas explicações da matéria e paciência em responder e responder e responder às dúvidas dos muitos que nem leram o texto com atenção. Faz parte…

  29. Graziele Trindade disse:

    OLÁ…MUITO ESCLARECEDOR O TEXTO ACIMA, MAS QUERIA EXPOR MEU CASO ANTES QUE EU COMPRE E ME ARREPENDA. TRABALHO EM UM CONSULTÓRIO E O SERVIÇO É SEMPRE SIGILOSO. É UM ‘CUBÍCULO’ DE QUATRO METROS POR 2,60.NÃO HÁ NENHUMA, REPITO, NENHUMA VENTILAÇÃO NATURAL.EU CONSEGUIRIA MANTER ESTE AMBIENTE AREJADO E FRESCO COM ESSE CLIMATIZADOR? POIS JÁ OUVI FALAR QUE PRECISA TER UMA FRESTA, O MÍNIMO DE CORRENTE DE AR NATURAL, O QUE EU, NÃO TENHO LÁ. GRATA

  30. Fabiano Ferreira disse:

    Otimas dicas parabéns

  31. Gi disse:

    Será que esse Climatizador Mallory segue a mesma linha de funcionamento do Climatizador de Ar Consul Bem Estar C1R06AB Quente/Frio?

  32. Paulo Canto disse:

    Muito honesta a explicação. Gostei e quero comprar um climatizador! Uma pergunta: qual foi o climatizador da Mallory que foi testado no exemplo acima? Quero comprar um que garanta tudo o que foi acima explicado, com o preço mais baixo e modelo mais simples.

  33. Cleomar disse:

    Olá! Excelente a matéria de vcs, pois as dúvidas quanto a esse tipo de produto são muitas. Um climatizador aqui no sul (Porto Alegre), agora no verão seria de grande valia, já q nossa umidade do ar é relativamente alta? O calor esta demais. Abços

  34. leticia disse:

    olá, moro numa região onde praticamente é verão o ano todo,salvador-ba tenho interesse em adquirir climatizador,mas para uma melhor eficácia é necessário ambiente seco certo? qual seria a umidade recomendada? grata .

    • admin disse:

      A umidade correta para nós humanos é de 50%.

      Se chegar a 75% começa a chover.

      qualquer umidade abaixo de 50% já é recomendável o uso do climatizador.

      • Andre disse:

        Desculpe, mas acho que vc não está certo. Em Fortaleza a umidade do ar costuma ser de 70 a 75%, temperatura de 30º e não chove. No RJ também é essa a porcentagem e temperatura de 36, 37º, sem chuva.

        • admin disse:

          O padrão mundial estabelece o Ponto de Orvalho como 75% para a umidade do ar.

          A temperatura é apenas um dos elementos para que ocorra a chuva, sendo a pressão atmosférica ainda mais importante!

          Até mesmo os chamados “pontos de condensação higroscópicos” são altamente “chaves”, pois sem eles as nuvens não são formadas e consequentemente não importa a umidade relativa, menos ainda o Ponto de Orvalho.

          Felizmente sou formado em Meteorologia, posso assegurar que teríamos aspectos suficientes para anos de explicação. Mas não é bem o caso aqui.

          Enfim, para saber que uma nuvem precisa de elementos como núcleos de condensação higroscópicos, pressão adequada e outras mais, além de apenas umidade… veja mais aqui:

          http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-1.html

          Para saber mais sobre o Ponto de Orvalho, por favor, visite:

          Saiba mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_orvalho

          Se gostou do tema e quer saber mais sobre meteoriologia, sugerimos o curso da USP – DCA, saiba mais aqui:

          http://www.dca.iag.usp.br/www/

          Obrigado por participar deste blog!

  35. Vanessa disse:

    Quero comprar um climatizador, porem minha irmã comprou um que acaba deixando a casa dela toda molhada, e nao serviu de nada, imagina tu começar a caminhar pela casa e sentir o chao molhado, será que isso seria o umidificador? entao o climatizador como funciona?

    • admin disse:

      Essa é a diferença entre umidificador e climatizador.

      Para uso residencial em lugares de baixa umidade o melhor é climatizador mesmo.

      A matéria mostra essa questão muito bem, não é?!

  36. Maria Cecilia de Jesus Melo disse:

    Bom dia!
    Gostei muito da matéria parabéns!
    Gostaria de mais de uma informação, com relação a área que ele refreca qual seria?
    Tenho uma área de 16 m quadrados, qual seria o melhor para comprar?

    • admin disse:

      Então, Maria… lendo a matéria é possível ver que ele “não refresca” nada.

      É um excelente aparelho, muito útil e tal… mas é um ventilador melhorado. Lendo a matéria, não é isso que fica bem entendido?!

      Tudo de bom!

  37. Hermes Augusto de Godoy França disse:

    Bom dia. Gostaria de comprar um Climatizador Mallory – Clima Tec, mas não acho em lugar nenhum. Muitos climatizadores funcionam com sistema de “esteira de pano”. Esse pelo que entendi é com sistema evaporativo colméia, e são desses modelos que funcionam. Moro em Bauru – SP. Alguém pode me dizer onde encontrar para comprar?
    Obrigado.

  38. Cesar disse:

    Ótima a matéria!
    Mas ficou uma dúvida. Se bem entendi, o funcionamento dele meio que depende do ar estar seco… Então, se eu moro num lugar brutalmente quente, e com umidade do ar alta, ainda assim ele vai ajudar a refrescar?

    • admin disse:

      Negativo, Cesar. No seu caso ele seria apenas um ventilador, nada mais.

      O grande diferencial “mágico” dos climatizadores é equilibrar o ar seco colocando umidade no ar presencial.

      Daí, no seu caso, que já é clima úmido, não vai fazer a mínima diferença.

      Talvez com o uso do gelo pode dar alguma diferença, mas bem pouca.

  39. Gustavo disse:

    Muito bom, comprei um igualzinho ! funciona mesmo !

  40. Nelson Taiyo Otani disse:

    Muito boa matéria! Pena que li depois da aquisição. Comprei uma climatizador da Elgin. No início pensava que o ambiente resfriava, mas como diz na matéria não desceu um grau.
    Agora entendi como funciona!

  41. cris disse:

    ola, poderiam me informar sobre a eficacia do produto sobre o tamanho ambiente, tipo medidas. grata, cris

  42. Carlos Eduardo disse:

    Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho. É a análise mais completa que encontramos sobre climatizadores, mto bom.
    Mas como tantos consumidores cautelosos estamos c/ dúvidas sobre eficiência do climatizador em comparação a um ar condicionado portátil.
    Moramos em imóvel alugado e não podemos quebrar paredes. Pensamos em um ar portátil – nosso receio é q ele precisa eliminar “ar quente” pela mangueira – como fazer isso em ambientes com porta balcão (nosso caso)?
    Assim, estamos tendenciosos ao climatizador e entendemos pela sua explicação que não resfria como o ar.
    De qq modo, ainda comparando o climatizador e o ar PORTÁTIL, o q poderia nos informar a respeito de manuseio? Tipo assim: antes de ligar, durante e depois qual daria menos problemas? Ah, NÃO estamos falando sobre resfriamento já q é item incomparável. Por favor, dê nos um resfriamento às preocupações!!! Valeu!!!

  43. Marta Marques disse:

    Adorei ,bem explicado…Parabéns

  44. Mônica disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o consumo dele, ele se compara a que?
    A um ar condicionado, um ventilador de teto, etc…?
    Desde já agradeço pela resposta.

    • admin disse:

      Bem menos que um ar-condicionado, com certeza!

      A comparação com um ventilador é mais correta, mas ventiladores são muito diversificados, então cada um tem um gasto.

      Mas entenda assim, é um ventilador basicamente e gasta como tal!

  45. Juliano disse:

    Boa tarde, em minha loja agora no verão é muito quente, estou pensando em comprar um climatizador desse, minha duvisa é que trabalho com informatica esse aparelho nao traz nenhuma umidade que possa dar problema em computadores? e tenho que colocar gelo nele também ou apenas agua? minha loja tem uma area de 6mt² refreesca bem o ambiente? att Juliano.

    • admin disse:

      Juliano, não tem problema algum acerca dos computadores, pode usar.

      Ele não é “umidificador”, mas sim um “climatizador”, a matéria mostra bem a diferença.

      Gelo e água são para fins diferentes, como mostra a matéria.

      Sobre refrescar o ambiente… a matéria foi escrita para explicar isso!

      Dá uma lidinha, pode ser bem útil!

  46. Rodolfo disse:

    estou pesquisando pois tenho interesse de adiquirir um climatizador e pelo que vejo o mais interessante em relação a valor é o Mallory mas gostaria de saber se ele é barulheto?

    • admin disse:

      Ele fica entre um ar-condicionado e um ventilador, ou seja, faz mais barulho que um ventilador, mas não tanto com um ar.

      • Anonimous disse:

        Olá,

        Existem os climatizadores da Consul (Bem-Estar) que são mais silenciosos. Eles são semelhantes em ruído igual ao Ventilador Turbo Silence da Arno.

        Recomendo.

        E uma dica pra ficar gelado o ambiente, consiga uma vasilha de três litros, ponha água e deixe no freeze, quando for usar o climatizador, coloque essa água e mais um pouco da torneira e cubos de gelo.

        Faz toda diferença.

  47. caca disse:

    ola

    Adquiri um climatizador Mallory Climatec. Porem aquela tampa q tem em cima , onde vai a agua e o gelo esta solta, ela nao fica travada. O de vcs tb é assim?
    Obrigado pela ajuda.

  48. Rejane Helena disse:

    Olá!!!!

    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo se coloca o gelo na água num período de 12h por exemplo?

    Grata!

  49. Gleiciane Solano disse:

    Ola, gostaria de saber se o climatizador de ar faz algum estrago aos móveis guarda-roupa e etc?

    • admin disse:

      Ok, suponho que vc tentou usar um umidificador daqueles de farmácia, que fica borrifando água, é isso?

      Eles sim lançam água e se usar com um ventilador… hum… molha tudo e mancha os móveis!

      Essa é uma diferença gigante entre o umidificador e o climatizador!

      O climatizador não lança a água, ele evapora a água e o vento traz só o frescor e não as gotículas de água.

      O climatizador não estraga, nem mancha, nada!

  50. Luiz Fernando disse:

    Muito boa a abordagem do assunto. Comprarei um para mim.

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450