O que é vídeo 4D e qual é a diferença entre 3D e 4D?

Filme 4D, Vídeo 4D, Cinema 4D… afinal, como é essa confusão? O que é um vídeo 4D? Qual a diferença entre o vídeo 3D e 4D?

A evolução está tão rápida que mal conseguimos dar nomes à elas. Algumas coisas tecnológicas que foram lançadas nem chegaram ao mercado e já sumiram dele.

Alguém se lembra do MD por exemplo, os MiniDiscs? Eles queriam ser a evolução do LP, Cassete e Disquete ao mesmo tempo, concorrendo com o CD… vai vendo!

Mas o CD ganhou uma grande dianteira… foi atropelado pelo DVD… e este está sendo superado pelo BluRay que certamente será algo obsoleto rapidamente!

Talvez o flash drive de alta capacidade possa ser a mídia do futuro (esse foi o grande sonho do ZipDrive, lembra?).

Bem, não importa!! Esse saudosismo de nomenclaturas tecnológicas obsoletas foi apenas para mostrar como a evolução das coisas se "auto-atropelam"! eheheheh

Enfim, e o 4D??

Não confunda com as Teorias de Einstein

Einstein muito bem explicou que 4D seria na verdade o Tempo!! E viva o Dr. Emmett Brown (filme De Volta para o Futura) que aplicou essas regras de Einstein em seu carro (DeLorean) e viajou no tempo (graças ao Capacitor de Fluxo – lembra?).

Também não confunda com meros Efeitos Visuais

(Ralph Lauren errou feio)

Ralph Lauren em 2010 celebrou 10 anos de inovação digital e mostrou ao mundo um espetacular desfile jamais visto, usando efeitos visuais de altíssimo padrão e bom gosto!

Mas o vídeo era apenas uma ótima maneira de se utilizar efeitos visuais (FX), mas ele lançou o vídeo com o nome de 4D por puro Marketing!

Até deu certo… ganhou espaço na mídia mundial por causa desse nome, mas isso gerou uma confusão ainda maior!! Seria o 4D a tal profundidade? O uso da realidade integrada ao vídeo?

Que nada, era só marketing! O vídeo é fantástico, mas não tem anda de 4D!!

Quer ver o vídeo? Vale a pena!!! Olha só:

Ok, Ok, vamos ao tema!! 4D, o que é o 4D?

O cinema algum tempo atrás era 2D, pois o vídeo era apresentado em uma tela plana que tinha apenas Altura e Largura (ou Altura e Comprimento, como preferir).

Aí surgiu o 3D, que é a "Profundidade", ou seja: Altura X Largura X Profundidade.

Como poderia o cinema então agir outros sentidos humanos?

Surge aí a Era 4D!!

A intenção é atuar sobre os sentidos humanos, fisicamente!! Esse é o 4º Elemento "D"!!

Imagine uma cena do filme em que o ator entra em uma floresta… aí vem o cheiro da floresta com seus elementos naturais inundando toda a sala do cinema.

Então na cena ele passa por uma cascata de água e sobre a platéia no cinema cai "água"!! Isso, vai molhar o pessoal!!

Depois o autor sobe em um barquinho e começa a descer o rio, e as poltronas começam a balançar, acompanhando o movimento do rio, a brisa soa mais forte, no autor do filme e na galera que o assiste também.

O barco bate em um pedra, a poltrona dá um "soco", água cai sobre a plateia, vem o cheiro úmido da encosta…

Pronto, pronto!! Chega de inventar história, todos já entenderam!!!

4D é o filme (2D = Altura + Largura) aliado com a sensação de "profundidade" (3D) e toques que aguçam a sensibilidade humana por seus sentidos, como olfato, temperatura, tato (pele) e equilíbrio.

Isso sim pode fazer diferença contra a pirataria, pois não há equipamento para isso em casa!

Curiosidade: O primeiro filme (de sucesso) exibido totalmente em 4D foi Avatar, by James Cameron, em 2009 na Coreia. Sim, outros foram exibidos no passado, como Viagem ao Centro da Terra, mas não teve impacto pois não foi de fato filmado com a primazia aplicada por Cameron em Avatar.

Então, Avatar ganhou o título de 1º Filme 4D exibido, por ter ele sido feito com as altíssimas técnicas do 3D, ao contrário dos anteriores.

Ok, agora que você sabe o que é 4D não vai dar "rata" como Ralph Lauren! ehehehehehe

Matéria criada pela equipe Mega Rio Preto.

Direitos autorais reservados – cópia não autorizada.

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450