Como Cuidar de um Cão

Sinônimo de amor incondicional, o cachorro é sem dúvida o melhor amigo do homem e merece ser tratado como tal.

Por isso preparamos essa matéria para falar sobre os cuidados essenciais com os cães especialmente para você que tem o privilégio de ter ou deseja ter um amigo especial como esse!

Para começar, cada "raça" necessita de cuidados específicos e você deve ter plena consciência disso no momento de escolher o seu cachorro.

Você deve considerar e ter o bom senso para avaliar;

>> O tamanho do seu espaço,

>> A sua rotina diária e o tempo que você poderá doar exclusivamente para o seu amigo.

>> Se você deseja um cão de guarda ou um cão de companhia, embora, se quiser poderá ter ambas qualidades em um só cão. 

>> Se for possível analisar o "temperamento" do cão correlacionando com o estilo da sua família (casas com crianças, pessoas idosas, etc).

Lembre-se que quem possui "problema de comportamento" via de regra não é o cão e sim o seu dono que não está sabendo lidar com as necessidades que o cão escolhido exige.

Um caso clássico é uma pessoa que trabalha o dia todo e possui uma área minúscula querer um cão da raça Pit-bull que necessita de espaço e passeios diários para gastar a energia excedente.  Depois não adianta colocar a culpa no cão! 

Quem assiste e acompanha o programa "O Encantador de Cães" com Cesar Millan do canal Animal Planet pode entender melhor essa condição. Através de cada episódio, ele consegue provar de forma simples e rápida que o comportamento do cão está diretamente ligado ao do seu dono. "Eu reabilito cães e treino pessoas" esse é o argumento de Cesar especialista em comportamento e psicologia canina. Todo mundo que tem um cão em casa deve assistir ou ler o seu livro "O encantador de Cães" que está sendo considerado um best seller deste segmento em vários países.

Vacinação/Vermifugação

Sem dúvida a vacinação é um dos cuidados mais importantes com o seu grande amigo. Existem várias doenças virais terríveis que podem acometer os cães e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente filhotes. Por isso, os cães só poderão passear nas ruas ou qualquer lugar público após o ciclo inicial de vacinas conforme o calendário abaixo.

Vale lembrar que antes de vacinar, o animal deve estar forte, saudável, sem nenhum sintoma anormal como febre, vómito ou diarréia e deve ser previamente vermifugado para garantir a eficácia da vacina.

O correto, principalmente em casos de adoção, é antes de tudo fazer um hemograma do cãozinho para avaliar com certeza sobre o seu estado de saúde. Mesmo que ele não esteja apresentando sintomas, ele pode estar com alguma doença encubada e através do sangue é possível fazer essa avaliação e tratamento precoce para depois iniciar as vacinas. O exame é um dos mais baratos e através dele pode-se salvar a vida do seu bichinho!

Calendário *Básico de Vacinação para Cães Filhotes

45 a 60 dias 1ª dose da vacina múltipla V8 ou V10*
21 a 30 dias após a 1ª dose: 2ª dose da vacina múltipla V8 ou V10
21 a 30 dias após a 2ª dose: 3ª dose da vacina múltipla V8 ou V10
a partir do 4º mês de idade 1ª dose da anti-rábica
21 a 30 dias após 2ª dose da anti-rábica 

Não basta vacinar apenas quando são filhotes! O reforço dessas vacinas (1 dose de cada) deve ser realizado anualmente  para garantir uma vida saudável e feliz!

*Além dessas vacinas obrigatórias, há outras "opcionais" que intensificam a proteção ao bichinho como as vacinas contra Giardia e Gripe também com reforço anual. Há também a vacina contra Leishmaniose para cães em área de risco da doença e que requer exame sorológico (negativo) antes da vacinação.

* A diferença entre a vacina múltipla V8 e a V10 é que enquanto a V10 imuniza contra 6 doenças (cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose) + 4 tipos de leptospirose, a V8 imuniza contra as mesmas 6 doenças + 2 tipos de leptospirose e não 4. Esses 2 outros tipos são encontrados ou transmitidos por ratos geralmente em zonas rurais ou localidades de alto risco com inundações e enchentes. Portanto, se o seu cachorrinho pode ficar exposto a essas ocasiões deverá ser imunizado com a V10 com reforço semestral da vacina contra leptospirose, pois, sua validade é de apenas 6 meses.

Se você adotou um cão filhote ou adulto e desconhece o seu histórico vacinal, deve seguir o mesmo calendário de vacinas acima (após hemograma e vermifugação) e a partir daí, basta dar o reforço anual das vacinas normalmente e vermifugar preferencialmente a cada 4 meses.

Vermifugação

30 dias de idade 1ª dose de vermífugo (de acordo com o peso do filhote)
45 dias de idade 2ª dose de vermífugo (de acordo com o peso do filhote)
60 dias de idade 3ª dose do vermífugo (de acordo com o peso do filhote)

Reforço preferencialmente a cada 4 meses

É importante vermifugar o cão sempre antes do reforço anual das vacinas e também em casos especiais como a fêmea antes de acasalar evitando que os filhotes nasçam com vermes. É comum as pessoas se enganarem pensando que certo filhote está gordinho devido a barriguinha excedente, mas após o vermífugo acaba percebendo que era verme!

Higiêne

Assim como nós, os cães necessitam de banhos regulares, higienização da pele, dos pêlos e dentes.

:: Para filhotes até 40 dias é indicado o banho seco com toalha ou algodão umedecidos em água morna ou produtos especiais para isso como gel e lencinhos umedecidos para cães. Após esse período no geral os banhos passam a ser semanais com secagem completa e devida escovação dos pelos (mesmo curtos).

:: Uso de shampoo especial para filhotes até 11 meses e após essa idade usar shampoo e condicionador específicos para cães e de preferência indicado para cada tipo de pelo e necessidade. Alguns cães são alérgicos e precisam de shampoo especial para evitar e/ou tratar dermatites. Usar shampoo carrapaticidas em cães adultos quando for necessário (carrapatos e pulgas em filhotes devem ser eliminados com muito cuidado – à base de produtos naturais para não intoxicar). Para uma pelagem macia, faça hidratações regulares (pelo menos 1 vez por mês).

:: Cuidado com os ouvidos dos cães, procure protegê-los com chumaço de algodão durante o banho para não entrar água. Mesmo assim, após o banho é aconselhável o uso de produtos especiais para limpeza dos ouvidos evitando qualquer risco de otopatias como otites.

:: Escovação diária principalmente nos cães que possuem pelos médios e longos; Através da escovação você pode estar atento a qualquer sinal de anormalidade como manchas na pele, queda anormal de pelos, alergias/irritações, e a presença de parasitas como pulgas e carrapatos entrando com o tratamento imediato.

:: Limpeza diária da secreção dos olhos com algodão e água.

:: Tosa higiênica para cães que necessitam (retirada dos pelos embaixo das patas, bumbum, barriga e olhos). Cães com pelos longos fazem a primeira tosa por volta dos 4 meses.

:: Limpeza regular da glândula adanal se for necessário. Os cães possuem glândulas ao lado do ânus e sua secreção é naturalmente expelida pela passagem das fezes. Mas em alguns animais principalmente de pequeno porte, pode-se dizer que essas  glândulas não funcionam corretamente não eliminando as secreções por total gerando acúmulo e conseqüentemente  mau cheiro e risco de inflamações que causam muito sofrimento ao bichinho. Quando o cachorro está incomodado com isso, uma reação comum é esfregar o bumbum no chão na tentativa de eliminar o problema. Por isso há a necessidade de drenagem dessa glândula regularmente por pessoas que saibam fazê-la.

:: Corte regular das unhas que também devem ser feitas por pessoas capacitadas com tesouras apropriadas. As unhas dos cães possuem vasos e nervos que se atingidos causam muito sangramento e dor.

:: Higienizar diariamente o lugar onde seu cão fica, deixando sempre limpinho livre de sujeiras, fezes, urina e parasitas. Em situações de infestação de carrapatos, a casa deve ser dedetizada (pulverizando quintal, muros, batentes etc). Para um resultado eficaz, a dedetização deve ter um ciclo de 4 semanas com intervalos de 7 dias salvo em casos de chuva onde o veneno perderá o efeito na parte externa da casa. 

Vale ressaltar que a higiene adequada está totalmente ligada à saúde do seu amigo. Como especificamente a saúde bucal que está intimamente ligada a saúde geral do cão.

:: Faça a escovação dos dentes com creme dental para cães no mínino 2 vezes por semana evitando acúmulo de placa e tártaro e mau hálito. Você também pode oferecer "petiscos" indicados para limpeza dos dentes para auxiliar na limpeza e é extremamente importante realizar check-ups periódicos para melhor acompanhamento da saúde bucal do bichinho. Muitas vezes será necessário a limpeza do tártaro na clínica com anestesia geral (mais leve do que exige uma cirurgia por exemplo) onde todo o tártaro é retirado e os dentinhos voltam branquinhos novamente como mostra o antes e depois acima. Porém, se não o fizer a tempo, o cão pode vir a perder dentes além de outros problemas mais sérios.

Ainda relacionado a saúde bucal do seu cão, é importante citar que se os dentes permanentes começarem a apontar (por volta dos 6 e 7 meses de idade) e os dentinhos de leite ainda estiverem fortes não aparentando estar moles para cair, é aconselhável levar ao veterinário para fazer a extração dos mesmos. Assim, estará evitando que os dentes permanentes nasçam tortos e também o acúmulo precoce de placa entre os dentes (de leite e permanente).

Alimentação

:: Seu amigo precisa crescer e se manter forte e saudável e uma alimentação adequada de boa qualidade é extremamente importante para que isso aconteça.

:: Filhotes que ainda não conseguem comer ração e já não podem mais contar com a presença da mãezinha a melhor opção são as papinhas de desmame encontradas facilmente em pet shops.

:: Filhotes a partir de 45 dias já podem comer ração específicas para filhotes umedecidas em água morna deixando-a gradativamente menos úmida para estimular a mastigação.

O ideal é que os filhotes sejam alimentados 4 vezes no dia. A quantidade deve ser dada conforme a raça e peso do bichinho e essas informações básicas serão encontradas na própria embalagem da ração/fabricante. Considere também as condições do filhote que pode "exigir" uma quantidade maior do que o sugere a embalagem.

:: Cadelas durante toda a gravidez e enquanto estiverem amamentando deverá também se alimentar com boa ração para filhotes, além de cálcio e vitaminas.

:: A ração para cães adultos deve ser iniciada a partir de 1 aninho de idade 2 vezes ao dia.

:: Os cães mais velhinhos também pedem uma alimentação especial. As principais marcas oferecem rações específicas para essa fase que merece todas atenção e carinho. 

:: Petiscos, biscoitos nutritivos, são muito bem vindos mas com moderação para que ele não se acostume e acabe substituindo a ração pelas guloseimas.

:: Se agradar o seu paladar, algumas frutas (não ácidas) e alguns legumes podem ser oferecidos periodicamente aos cães.

:: Ofereça muita água sempre limpa e fresquinha! 

Bem Estar

:: Se não tiver a intenção de ficar com um filhote, faça a melhor opção castrando as fêmeas mesmo antes do primeiro cio evitando os transtornos da sujeira, o bem estar do animal e principalmente evitando problemas futuros de cancêr (mamas e útero). 

:: O mesmo conselho para cães machos, a castração os deixará mais tranquilos e felizes, sem o risco de fuga atrás de cadelas no cio e principalmente para casas que possuem 2 ou mais cães evitando o stress ou brigas entre eles, além de também prevenir problemas de próstata e tumores testiculares.

:: Seu cãozinho deve ser e estar sempre feliz e bem disposto. Lembre-se que os cães possuem o instinto natural e primitivo de não demonstrar que estão doentes. Por isso preste sempre a atenção aos mínimos detalhes e qualquer sinal de anormalidade leve-o imediatamente ao médico veterinário. Sinais como: Perda de apetite, sonolência, apatia, ofegante, olhos com excesso de secreção, gengivas brancas, perda de peso (mesmo se alimentando), diarréia, vómito, tentar fazer xixi e não conseguir ou urinar com sangue, queda excessiva de pelos, qualquer sinal de inchaço ou nódulo pelo corpo, baba excessiva, sede excessiva. Enfim, tudo que fugir do estado normal ou habitual do seu cão é um estado de alerta e merece atenção.

:: E além desses cuidados essenciais é lógico que não pode faltar abrigo do frio e calor de preferência com uma casinha apropriada para o seu tamanho, uma caminha gostosa para dormir, brinquedinhos porque eles não passam de eternas crianças, passeios regulares conforme a necessidade de cada cão e muito, mas muito carinho e atenção!

::Lembre-se que passeios somente com coleira de preferência com identificador (nome e telefone) e guia!

Em troca disso, você terá muito amor (amor incondicional), um rabinho sempre balançando e muitas lambidas de gratidão! 

:: Converse com o seu amigo ou filho cão, olhe nos seus olhos constantemente e procure entendê-lo… Ele consegue te ouvir e também sabe "falar"! Se você pensa que ele não entende o que você fala ou ainda não é capaz de atender a um pedido dele através de um simples olhar é porque você ainda não o conhece o suficiente!

:: E antes de pensar em comprar um cachorrinho, pense com carinho na idéia de adoção! Existem milhares de cães adultos e filhotes precisando de um lar dispostos a dar muito amor e alegrias. Em meio a tantos, certamente encontrará um olhar especial prá você!

Em Rio Preto você poderá encontrar o seu amigo ideal nos nossos grupos regionais de proteção e amparo aos animais sendo os seguintes endereços:

ARPA e FAUNA- : www.fauna.org.br

GRUPO PATAS – www.grupopatas.org

AJUDAA – www.ajudaa.org

GRUPO AIA – e-mail de contato – grupoaia.protecao@gmail.com

Se você é de outra região do Brasil e deseja adotar um amigo CLIQUE AQUI para conhecer outros sites de adoção!

Adotar é um ato de amor!

Veja também nossa matéria Adote um Amigo

Clínica Veterinária Dra. Dóris Bruder

 www.dorisbruder.com.br

3 Responses to Como Cuidar de um Cão

  1. Jessica disse:

    Que lindo, tenho 21 anos e essa semana achei um cachorro na rua, e resolvi adotar é a primeira vez que tenho cachorro, é muito especial ter um fico sem palavras para expressar minha felicidade.

  2. Mirela disse:

    lindoooooo!

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450