Motos antigas e suas evoluções

Esta moto é uma Triumph e não teria como começar com outra motocicleta senão a própria, olhem bem a foto! É uma famosa montagem de bugigangas!

A empresa é inglesa e foi criada inicialmente como uma importadora de bicicletas alemãs em 1886. Com a explosão de consumo por motores a combustão alguém lá dentro teve a brilhante ideia de colocar motores (motos Minerva de 211cc, gerava 1.5cv) nas motos.

Em apenas 2 anos (1904) a Triumph já era fabricante oficial de motocicletas. A moto da foto acima nem chegou a receber nome ou modelo, era apenas o produto Triumph, ela tinha motos 3 cavalos e vendeu 250 unidades (muita coisa para a época).

Com um histórico bem similar houve a Benelli, a fabricante de motocicletas formada pelos irmãos Benelli que decidiram adaptar motores em bicicletas.

Seguindo o mesmo exemplo um tal de William S. Harley se juntou ao Arthur Davidson e então formaram a Harley Davidson! Quem nunca ouviu esse nome? Eles colocaram um motor na bicicleta em 1903, era um monocilindro de 160cc. Dá para acreditar?! E até que ficou bacana!

Outro nome bem conhecido pelos amantes das motos e especialmente os colecionadores… é a Indian!

Foi este nome que abriu caminho para os motores em "V" em 1907. A empresa americana ficou mais de 100 anos no mercado, especialmente depois de ter funcionado 31 dias sem apresentar nenhum problema, durante uma longa viagem entre São Francisco e Nova Iorque. Assim ela começava a chamar a atenção para viagens longas de moto, com motores em "V", dando margem para o nascimento das choppers.

A Yamaha foi uma das pioneiras em 1955 a esquecerem totalmente o conceito de bicicleta e começaram a criar um design que podemos chamar hoje de motos! Essa é uma YA-1, mais conhecida como "Libélula Vermelha". Como já era de se esperar o motor era 2 tempos, que foi marca registrada da Yamaha por décadas!! A vantagem enorme dela não estava no novo design, mas no câmbio de 4 velocidades.

 

Um pouquinho antes da Yamaha veio a Honda Dream D Type, em 1949, com apenas 3cv e câmbio de 2 velocidades.

Repararam que é igualzinho hoje?? A Honda faz e logo em seguida vem a Yamaha com algo 3x melhor?

A Suzuki chegou logo depois da Honda, em 1952… e bem parecida com ela na verdade. Ela foi batizada de Colleda COX, tinha 125cc, 4cv, 3 velocidades e atingia 75 km/h, bom né? Olhando até parece uma Honda, mas era melhor! Igual é hoje.

Ducati… esse nome merece respeito! Sempre ganhando corridas no Moto GP, sempre presente em trilhas, off road e tudo mais em que moto for o tema.

Mas a Ducati era fabricante de rádios nos anos 30, sabia?

Após a 2a Guerra Mundial a necessidade exigia um passo inovador e a onda do momento eram as motos, então em 1946 veio a Cucciolo, meio bicicleta, meio Indian… mas o sucesso tornou o desafio viável e pouco tempo já lançavam a Ducati 60, olha só a propaganda com uma Pinup abusada da época:

 

Bem, hoje o mercado de motos parece não ter evoluído tanto em design, ao contrário da evolução tecnológica, já que as motos estão todas equipadas com injeção eletrônica, painel digital, GPS, ABS, algumas com Air Bag, controle eletrônico de acelerador e muito mais coisas que eram só vistas na imaginação de filmes de ficção.

Mas a Hyundai promete mudar isso!!

Tá bom, muitos fabricantes prometem e já possuem seus protótipos e conceitos inovadores, mas baseado com o que aconteceu com o mercado de carros… vendo a Hyundai engolir todos os concorrentes sem o menor esforço… só posso dar mais crédito à ela!

olha só isso:

É um conceito bem interessante e muito bonito!

E aí, você aposta em quem?

5 Responses to Motos antigas e suas evoluções

  1. maximiliano disse:

    eu tenho uma moto antiga,estou vendendo ano 73 viuva negra yamaha.17997512620.

  2. maximiliano disse:

    eu tenho uma viuva negra esta a venda ano 73.se alguem enteresar me liga obrigado.17997512620

  3. Valentim disse:

    Como será o futuro das motocicletas eu não sei, mas neste futuro, quando todas as marcas de “motos” da atualidade tiverem falido, ainda existirá a lenda sobre duas rodas chamada Harley davidson…

    • admin disse:

      Pois é, Valentim, ficar mundialmente conhecido não é tão complicado, quero ver se tornar uma “lenda”!!!

      Vc tem toda razão!! E mesmo que no futuro muito seja melhorado tenho certeza que ainda veremos boas Harleys rodando macio pelas ruas…!

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450