Mega Rio Preto

Madeira de Demolição – Móveis, Arquitetura e Decoração

Atualmente muito se ouve sobre madeira de demolição, mas você sabe realmente do que se trata e onde esse tipo de material pode ser usado?

Como o próprio nome diz, a madeira de demolição é proveniente de antigas construções, casarões de fazendas e também construções da zona urbana que com o passar do tempo, estão sendo substituídas de madeira para alvenaria.

A madeira mais utilizada nesses tipos de construções é a Peroba Rosa que infelizmente devido ao extremo consumo, hoje faz parte da lista da flora ameaçada de extinção no Brasil.

Daí a nobreza dessa alternativa de fazer o bom uso de uma matéria prima de altíssima qualidade que poderia virar lixo.

Além da atitude sustentável, a madeira de demolição é mais econômica comparada ao altíssimo preço das madeira novas certificadas, com altíssima durabilidade e ainda tem a característica única de possuir uma textura incomparável devido as marcas do tempo proporcionando a cada futuro projeto algo realmente exclusivo e digno de uma obra de arte.


O video abaixo mostra uma matéria do Programa "Mais Você" sobre a demolição de uma antiga e valiosa casa inteiramente construída de madeira nobre, o processo de tratamento da madeira até a fabricação de um móvel moderno. 

Além de construções, muita madeira de demolição também provém de dormentes de trilhos de trem e cruzetas dos antigos postes de energia usados em todo o Brasil que estão sendo substituídos.  

Os dormentes são feitos em madeira de lei, tais como Ipê, Jacarandá, Peroba, Jatobá, Angelim, Carvalho, Castanheira entre outras espécies, e antes de serem originalmente utilizados nos trilhos dos trens, a madeira passa por um tratamento químico e uma espécie de "cozimento" onde é exposta a elevada temperatura e pressão garantindo a sua maior durabilidade e resistência.

Veja abaixo alguns exemplos de reutilização de dormentes:

As cruzetas de madeira dos postes de energia elétrica assim como os dormente também são feitas de madeira nobres como Peroba, Ipê, Jacarandá, Angelim entre outras. Elas possuem texturas irregulares, ranhuras e marcas bem particulares que são muito valorizadas em novos projetos como alguns exemplos mostrados abaixo: 

Como se vê, além da indústria moveleira e decoração em geral, a madeira de demolição é hoje extremamente valorizada nas construções civis e projetos de arquitetura de alto padrão indo de fachadas residenciais e comerciais, paisagismo, decks de piscinas, pergolados, revestimento de pisos, painéis, escadas entre outros.

As madeiras de demolição mais utilizadas são Braúna, Vinhático, Cerejeira, Cedro, Peroba do Campo, Peroba Rosa, Angelim e Ipê.

E nem tudo é "transformado"… Nos objetos decorativos, por exemplo, existe a tendência de aproveitar a forma original como de portas e janelas antigas em uma nova utilidade mesclando o estilo rústico ao atual. O desgaste das peças torna-se valorizado e elegante aos olhos de um novo conceito de sociedade que visa a preservação de um planeta. 

E é esse apelo social que faz crescer cada vez mais essas atitudes alternativas do bem que só tem a nos beneficiar!

Por isso, seja antenado e consciente apostando nessa idéia!