Mega Rio Preto

A impressora 3D vai construir maquetes e casas a partir do AutoCAD

A impressora 3D está se mostrando a grande revolução do milênio.

Mais que a lâmpada, mais o motor a combustão… quase mais que a roda, a impressora 3D está invadindo o mundo com inovações.

Não sabemos onde vamos parar, nem sabemos como estamos hoje! A variedade de aplicações são gigantescas!

Há quem esteja criando armas, há quem ultrassom 3D e leva para casa um boneco no formato do feto.

O universo dos brinquedos já vem sentindo o impacto, pois há empresas que vendem o protótipo desenhado do seu super-herói em software por US$10 e você pode imprimir em casa um boneco que custaria US$500 na loja da Av. Paulista.

Hoje falaremos sobre uma revolução profissional com a impressora 3D.

Um profissional levaria dias para criar uma planta de um imóvel. Hoje é possível fazê-la em poucas horas com o AutoCAD.

Semanas seriam necessárias para se fazer uma maquete detalhada. Usando o AutoCAD com uma impressora 3D é possível fazer a mesma maquete, talvez muito melhor ainda, em poucos minutos.

Mas o tema não vai parar por aí! Tem uma empresa megalomaníaca que está louca para papar uma fatia trilhonária do mercado imobiliário, a Contour Crafting, que vem com o sonho da construção civil.

Imagine que estão criando uma máquina gigante semelhante à impressora 3D e vão literalmente imprimir uma casa em 1 dia!

A ideia é assim, coloca-se o maquinário no local, um produto próprio vai criar a "casca" da casa e depois basta preencher o conteúdo com o cimento ou concreto, dessa forma:

Com isso é possível montar a casa toda em 1 dia! Imagine contratar uma empresa de manhã, ter a planta pronta no almoço, uma maquete no café da tarde e poder jantar no dia seguinte dentro da nova casa!

Mas não pense que a Contour Crafting está pensando somente em casas… o projeto se estende à NASA e em seu site há informações de como pretendem construir uma cidade inteira na lua!

Realmente, parece que nada na história do homem revolucionou tanto como a roda.

Mas a impressora 3D vem aí para competir com a roda! Ainda mais porque tem a tendência de ser aplicável em um mundo moderno e autosustentável.