Dermatite Actínica E Comedo Actínico Como Câncer De Pele Em Cães E Gatos

Dermatite Actínica ou Comedo Actínico e o câncer em cachorro ou gato

Dermatite Actínica ou Comedo Actínico é um indício de problema solar na pele do cachorro ou gato.

Vamos entender o que exatamente é, em palavras simples:

Animais geralmente com pele clara e ou pelagem clara tem uma pré-disposição para desenvolver problemas de pele.

Ainda, há raças específicas que são pré-dispostas aos problemas de pele, como pit bull, bull terrier, boxer, dálmata e outros.

Não é preciso estar ao sol em excesso, até em pequenos momentos já basta para um problema assim surgir em cães e gatos pré-dispostos a isto.

É como uma alergia ao sol e se isso não for cuidado é possível chegar ao câncer de pele.

Também é mais fácil encontrar sintomas em pontos do corpo onde os pelos não protegem adequadamente, como focinho, lábio, pontas das orelhas, ponta do rabo, pálpebras, pontas dos dedos e abdômen.

Começam exatamente assim:

Dermatite Actínica ou Comedo Actínico e o câncer em cachorro ou gato

O que está acontecendo é que o “furinho” por onde sai o pêlo (folículo) começa a formar o chamado “comedão actínico” que praticamente é um entupimento do furo como acontece com o cravo ou espinha, tendo até pus ou apresentar ulceração.

Essa alteração fotoquímica implica em liberar queratina no local, internamente, e os pontos vão crescendo até se romperem. Enquanto isso a queratina acaba servindo de alimento para bactérias (furunculose e foliculite).

Com as bactérias vivendo ali as espinhas se formam, surge o pús e a superficíe começa a ficar mais alta, grossa, escura e obtém a impressão de crosta.

Essa “crosta” tenta proteger a pele através dos melacócitos (células que dão cor a pele) liberando mais melanina no local, afastando a luz da sol sobre a pele, com isso acaba ficando mais escura. Se isso ocorre além do limite do animal manchas começam a aparecer (lentigo solar).

As fibras elásticas da pele vão ficando duras, úlceras podem então surgir, dermatites diversas, depois acabam surgindo neoplasias cancerígenas (câncer de pele) como carcinoma, melanoma, hamangioma e hemagiossarcoma.

Dermatite Actínica ou Comedo Actínico e o câncer em cachorro ou gato

Da foto acima, assim foi o resultado laboratorial:

Elipse cutânea, medindo 3,0 x 1,7 x 0,5 cm, com nódulo elevado ulcerado e enegrecido de 0,8 cm em seu maior eixo. Ao corte do nódulo superfície castanho enegrecida, macia e irregular.

O fragmento apresentou epiderme íntegra com presença de diversos comedos actínicos localizados na derme superficial e moderado infiltrado inflamatório linfoplaplasmocitário em porção intersticial.

A remoção cirúrgica da área afetada é altamente indicada.

Primeiro porque afasta a possibilidade da área ficar lesada suficiente para o surgimento de males piores, como o câncer.

Depois porque é possível fazer uma análise laboratorial completa e seguir ao correto tratamento.

Por causa das bactérias que ali viviam é preciso combinar antibióticos com antiinflamatórios. Ministrar vitaminas como B, C, E e Beta-Caroteno é muito bom. Por fim, banhos com shampoo bacteriostático e sabonetes de alta eliminação de bactérias é uma profilaxia indicada.

Dermatite Actínica ou Comedo Actínico e o câncer em cachorro ou gato

A cicatrização perfeita e rápida é a melhor forma de saber que tudo está controlado.

Depois disso é estar sempre atendo a qualquer indício e na dúvida procurar um profissional imediatamente.

Sintomas e cuidados para Dermatite Actínica:

verrugas e bolinhas na pele

Aparições de bolinhas, cravos, ou verrugas:

Quando surgem são muito parecidas com verruga ou um cravo ou até picada de carrapato, mas podem ser dermatites sérias que podem até se tornar câncer. Um correto diagnótico é fundamental.

cachorro brancos são mais predispostos a doenças de pele

Pele clara e pêlos brancos:

Considere os riscos! Se optar por ter cães claros é preciso entender os riscos e por isso eles precisam estar protegidos, com casinhas, protetor solar e afins. Se não tiver tempo ou dedicação para todo o necessário, não opte por cães grandes que ficam mais fora de casa que dentro, claros e brancos.
evite exposição ao sol

Horários para exposição ao Sol:

Não se exponha nos horários mais quentes como 12h e evite os horários entre 9h e 16h para maior cautela. O sol é o grande perigo e evitá-lo é o mais indicado.

Protetor solar e tosa adequada

Protetor solar e tosa adequada:

Áreas mais propensas a risco devem receber protetor solar acima de 40. Para cães de pêlos claros é em alguns casos indicado a tosa mais baixa, pois é o pêlo que conduz o UV para dentro do folículo e que acaba gerando o problema. Consulte um profissional para indicações precisas para o seu caso específico.

Social tagging: > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450