Como lidar com a morte e as 5 fases do Luto

Palestra sobre luto on-line com Colin Parkes

Morte é a certeza que nos cerca e pouco falamos sobre isso. Mas e o que acontece quando o inevitável está presente?

Como um profissional lida com a morte em seu trabalho quando este está relacionado com essa ocorrência no dia-a-dia?

Como lidar com um paciente que vai morrer? O que dizer a ele?

Como lidar com a morte do marido, da mãe, de um filho?

Preparar profissionais como psicólogos, médicos, enfermeiros, bombeiros, paramédicos e outros mais é o intuito do Projeto Educacional One Life Alive.

Mas pessoas comuns também podem e devem assistir a palestras, pois o conteúdo é muito lúcido e simples, vale a pena!

Por exemplo há palestras como a proferida pela Professora Dra. Maria Helena Pereira Franco, com o título “Competências para Trabalhar com Luto”, que mostra ao profissional psicólogo como é a rotina de quem trabalha nessa área. Esta é mais indicada para psicólogos iniciantes e acadêmicos.

Muitos profissionais, especialmente os formandos, estão buscando áreas específicas para suas carreiras e se “luto” for algo que lhes interessa é importante assistir esta palestra.

A Profa. Dra. Maria Helena P. Franco indaga em sua palestra os pontos principais que o profissional precisa se ater para atingir metas positivas trabalhando nesse setor, expondo a importância de estar atentos à competência cognitiva e competência emocional.

Com citações entre Freud e John Bowlby ela esclarece situações como Teoria do Apego, fala sobre Luto Antecipatório, Questões de gênero ou estilos de enfrentamento, Luto no ciclo vital, Desenvolvimento de serviços para enlutados e Luto em outras culturas.

Ela ainda destaca focos atuais e muito necessários para quem pretende trabalhar com morte, luto e enlutados.

De outro lado, eu particularmente, destaco a palestra do Professor Dr. Kenneth J. Doka, muito bem focada para quem precisa lidar com pacientes e clientes que estão frente a morte, com a palestra de título: “Viver com uma doença que ameaça a vida”.

Esta é uma palestra que eu indico para pessoas comuns também, não apenas profissionais, afinal todos nós lidamos com a morte de alguém querido. Esse conhecimento é muito importante para que cada um possa entender, superar, suportar e até conviver com a notícia da morte.

Nesta densa palestra e muito rica em informações Dr. Doka expõe um método que ele próprio criou ao longo de sua carreira como professor na Graduação na Universidade de New Rochelle e Consultor Sênior na Hospice Foudation, nos Estados Unidos.

São mais de 40 anos de experiência sólida e focada que resultou em um método simples e muito produtivo para guiar um paciente durante esse período em que ele descobre que vai morrer.

O sistema por ele criado é tão perfeito que até eu, ao assistir a palestra (cinco vezes) fiquei impressionado… e não sou da área!

Este período de “morte” por ele conduzido é tão preciso que a morte não assusta tanto, pelo contrário, o paciente aceita a sua condição e até faz preparativos muito importantes, tanto para ele como para quem fica como esposa, filhos e demais.

Essa é uma palestra obrigatória para todos aqueles que possuem uma profissão de que uma maneira ou outra lida com pessoas frente a morte ou enlutados.

Muitos profissionais da área afirmam, mas há contradições, que há 5 fases diante da morte ou notícia da morte, sendo: Negação, Raiva, Barganha (momento de desespero e autopunição, como se “se eu tivesse sido uma pessoa melhor nada aconteceria”), Depressão e por fim a Aceitação.

Saber conduzir o paciente da Negação e Raiva até chegar a pacífica e calma Aceitação… é uma arte que vai além da experiência e sabedoria, requer “método”.

E nisso a palestra é riquíssima, pois demonstra um método tão perfeito que o índice de sucesso é praticamente absoluto.

Com citações entre Kübler-Ross e outros grandes nomes da psicologia o Dr. Doka consegue, em uma só palestra, ensinar qualquer profissional a lidar de verdade com a situação da morte com seus clientes e pacientes.

Palestras com nomes altamente reconhecidos no mundo, como do Professor Dr. Colin Parkes que dispensa apresentações para os profissionais e acadêmicos do universo da psicologia, é possível aprender e evoluir muito com o trabalho do Projeto Educacional One Life Alive.

No site é possível ler artigos científicos escritos por grandes nomes, assim como artigos pessoais de pessoas comuns que tiveram experiências com a morte.

O projeto ainda promete no futuro ter jogos específicos, produtos relacionados, livros e demais.

Acompanhem o One Life Alive para terem muitas informações preciosas no campo da psicologia e temas voltados ao Luto e Enlutados.

www.onelifealive.org

Social tagging: > > > > > > > > > > > >

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450