Mega Rio Preto

Como lidar com a morte e as 5 fases do Luto

Morte é a certeza que nos cerca e pouco falamos sobre isso. Mas e o que acontece quando o inevitável está presente?

Como um profissional lida com a morte em seu trabalho quando este está relacionado com essa ocorrência no dia-a-dia?

Como lidar com um paciente que vai morrer? O que dizer a ele?

Como lidar com a morte do marido, da mãe, de um filho?

Preparar profissionais como psicólogos, médicos, enfermeiros, bombeiros, paramédicos e outros mais é o intuito do Projeto Educacional One Life Alive.

Mas pessoas comuns também podem e devem assistir a palestras, pois o conteúdo é muito lúcido e simples, vale a pena!

Por exemplo há palestras como a proferida pela Professora Dra. Maria Helena Pereira Franco, com o título “Competências para Trabalhar com Luto”, que mostra ao profissional psicólogo como é a rotina de quem trabalha nessa área. Esta é mais indicada para psicólogos iniciantes e acadêmicos.

Muitos profissionais, especialmente os formandos, estão buscando áreas específicas para suas carreiras e se “luto” for algo que lhes interessa é importante assistir esta palestra.

A Profa. Dra. Maria Helena P. Franco indaga em sua palestra os pontos principais que o profissional precisa se ater para atingir metas positivas trabalhando nesse setor, expondo a importância de estar atentos à competência cognitiva e competência emocional.

Com citações entre Freud e John Bowlby ela esclarece situações como Teoria do Apego, fala sobre Luto Antecipatório, Questões de gênero ou estilos de enfrentamento, Luto no ciclo vital, Desenvolvimento de serviços para enlutados e Luto em outras culturas.

Ela ainda destaca focos atuais e muito necessários para quem pretende trabalhar com morte, luto e enlutados.

De outro lado, eu particularmente, destaco a palestra do Professor Dr. Kenneth J. Doka, muito bem focada para quem precisa lidar com pacientes e clientes que estão frente a morte, com a palestra de título: “Viver com uma doença que ameaça a vida”.

Esta é uma palestra que eu indico para pessoas comuns também, não apenas profissionais, afinal todos nós lidamos com a morte de alguém querido. Esse conhecimento é muito importante para que cada um possa entender, superar, suportar e até conviver com a notícia da morte.

Nesta densa palestra e muito rica em informações Dr. Doka expõe um método que ele próprio criou ao longo de sua carreira como professor na Graduação na Universidade de New Rochelle e Consultor Sênior na Hospice Foudation, nos Estados Unidos.

São mais de 40 anos de experiência sólida e focada que resultou em um método simples e muito produtivo para guiar um paciente durante esse período em que ele descobre que vai morrer.

O sistema por ele criado é tão perfeito que até eu, ao assistir a palestra (cinco vezes) fiquei impressionado… e não sou da área!

Este período de “morte” por ele conduzido é tão preciso que a morte não assusta tanto, pelo contrário, o paciente aceita a sua condição e até faz preparativos muito importantes, tanto para ele como para quem fica como esposa, filhos e demais.

Essa é uma palestra obrigatória para todos aqueles que possuem uma profissão de que uma maneira ou outra lida com pessoas frente a morte ou enlutados.

Muitos profissionais da área afirmam, mas há contradições, que há 5 fases diante da morte ou notícia da morte, sendo: Negação, Raiva, Barganha (momento de desespero e autopunição, como se “se eu tivesse sido uma pessoa melhor nada aconteceria”), Depressão e por fim a Aceitação.

Saber conduzir o paciente da Negação e Raiva até chegar a pacífica e calma Aceitação… é uma arte que vai além da experiência e sabedoria, requer “método”.

E nisso a palestra é riquíssima, pois demonstra um método tão perfeito que o índice de sucesso é praticamente absoluto.

Com citações entre Kübler-Ross e outros grandes nomes da psicologia o Dr. Doka consegue, em uma só palestra, ensinar qualquer profissional a lidar de verdade com a situação da morte com seus clientes e pacientes.

Palestras com nomes altamente reconhecidos no mundo, como do Professor Dr. Colin Parkes que dispensa apresentações para os profissionais e acadêmicos do universo da psicologia, é possível aprender e evoluir muito com o trabalho do Projeto Educacional One Life Alive.

No site é possível ler artigos científicos escritos por grandes nomes, assim como artigos pessoais de pessoas comuns que tiveram experiências com a morte.

O projeto ainda promete no futuro ter jogos específicos, produtos relacionados, livros e demais.

Acompanhem o One Life Alive para terem muitas informações preciosas no campo da psicologia e temas voltados ao Luto e Enlutados.

www.onelifealive.org