Mega Rio Preto

1 de Abril – Dia da Mentira!

Quem nunca contou uma mentirinha de 1 de abril? E o mais divertido é que tem sempre alguém que cai nessa brincadeira… Não é a toa que o dia da mentira também é conhecido como dia dos bobos!

O que poucos sabem é como originou esse tal dia. Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, o que significa literalmente “peixe de abril”. Uma das explicações para tal apelido é devido a grande quantidade de peixinhos que aparecem na França no mes de abril (início da primavera). São tantos peixes que fica muito fácil pegá-los assim como existe pessoas que são fáceis de pegar no dia primeiro de abril ficando famosas por serem os peixinhos de abril.

A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, lançada em 1º de abril de 1848, do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Sendo assim, para não fugir à tradição, seja criativo para não pagar mico e permita-se brincar um pouquinho contando um mentirinha sem maldade para quem você gosta!