1 de Abril – Dia da Mentira!

Portal Mega Rio Preto

Quem nunca contou uma mentirinha de 1 de abril? E o mais divertido é que tem sempre alguém que cai nessa brincadeira… Não é a toa que o dia da mentira também é conhecido como dia dos bobos!

O que poucos sabem é como originou esse tal dia. Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Portal Mega Rio Preto

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, o que significa literalmente “peixe de abril”. Uma das explicações para tal apelido é devido a grande quantidade de peixinhos que aparecem na França no mes de abril (início da primavera). São tantos peixes que fica muito fácil pegá-los assim como existe pessoas que são fáceis de pegar no dia primeiro de abril ficando famosas por serem os peixinhos de abril.

A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, lançada em 1º de abril de 1848, do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Sendo assim, para não fugir à tradição, seja criativo para não pagar mico e permita-se brincar um pouquinho contando um mentirinha sem maldade para quem você gosta!

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Avaliação feita com base nos votos dados pelo retorno de nossos anunciantes patrocinadores.
Criação de sites em Rio Preto com Divulgação do Site no Google e completo serviço em foto, vídeo, SEO, website entre outros.
Classifica como 4,9/5 Com Base em 21.349 Usuários
De R$1000.00 à R$8000.00 1450